quinta-feira, 27 de março de 2014

Chás, porque devo tomar?


Há muito, muito tempo durante a Satya Yuga , ou Idade de Ouro, da lenda védica , os seres humanos passaram a maior parte de seu temp em meditação profunda , absorvendo prana (energia vital) da luz solar e da respiração. Um dia, segundo a lenda, um pedaço de alcatrão negro caiu do céu e um espectador curioso provou e sofreu indigestão. Senhor Brahma lhe deu água quente e foi como uma cura, e tudo estava bem.

Esta história ilustra dois importantes princípios do Ayurveda : Em primeiro lugar, boa digestão e eliminação , tanto mental e físico - são cruciais para a saúde. Em segundo lugar, a água quente ajuda a transportar substâncias benéficas para o corpo e estimula resíduos e toxinas a saírem. Em outras palavras, quando você bebe o chá, você ajuda o prana flui .

Mas há mais do que apenas beber chá . O que e quando você bebe, a qualidade e o sabor das ervas e virya do chá (energia) também são importantes. Por exemplo , o sabor picante do gengibre atiça o agni (fogo digestivo).

Você pode beber a maioria dos chás durante qualquer época do ano, mas alguns são mais eficazes durante o inverno. Chá de Alcaçuz , por exemplo, tem um sabor agridoce e energia de resfriamento que pode ajudar a aliviar a garganta seca ou inflamada e ajuda a digestão.  Limão e hortelã também ajudam a digestão, bem como esclarecer a mente, sentidos e emoções.

Mas o melhor chá para os dias de inverno , especialmente se você não estiver se sentindo bem, é de manjericão, ou Tulsi . O nome significa " um incomparável " e a erva é uma das mais plantas sagradas da Índia, de acordo com Prasanthi, fundador da OM Organics, produtor de chá. "Este nutritivo, aquecedor chá de Tulsi é uma erva excelente para tosse, resfriado ou gripe", e ainda explica . " Além de reduzir a febre, promove uma digestão saudável e desintoxicação nos níveis físicos e mentais. "

Hora do chá


"Se uma substância ou ação é um alimento, um medicamento ou um veneno para o corpo/mente depende das circunstâncias em que ela é tomada ", diz o Dr. Robert Svoboda , um médico ayurvédico renomado e professor. Utilize este guia para beber o chá certo, na hora certa.

Manhã: quentes, ervas aromáticas com sabores secundários amargo e adstringente são os melhores para o início do dia . Chai é uma boa escolha , como Tulsi misturado com gengibre e chá verde ou preto. Se você está congestionado, tente chá de gengibre com limão, mel, e 1/2 colher de chá de pimenta de Caiena.

Almoço : Escolha ervas frescas com um sabor doce e os tons secundários amargos e adstringentes. Se você está com frio ou fraco, beber chá de gengibre ou Tulsi, e limão é um chá digestivo maravilhoso; adicionar hortelã se você se sentir irritado ou superaquecido, e beber à temperatura ambiente. Para uma garganta arranhada , tente chá de alcaçuz .

Fim da tarde , início da noite : Beba chás com sabores doce, azedo ou salgados. Leite de vaca ou de amêndoa quente com uma pitada de noz-moscada.

Hora de dormir : Tente Tulsi ou camomila, dois chás calmantes que o acalmar antes de dormir.

Você encontrará diversos chás na nossa loja virtual: www.kalayasapradhata.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário